Informática - Defeitos mais comuns no PC doméstico

image Sintomas de defeitos mais comuns no PC doméstico - Parte 1

Vejamos agora alguns sintomas de problemas típicos que podem ocorrer com um PC. Para cada sintoma, indicaremos as causas prováveis e as suas soluções.

1) Tela escura, sem sons

Você liga o computador e a tela fica apagada. Nenhum som é emitido pelo alto falante. Parece que o computador está completamente inativo. Faça o seguinte:

1) Cheque se o monitor está ligado e conectado corretamente

2) Verifique se a chave 110/220 na parte traseira da fonte está correta

3) Confira as conexões da fonte

4) Veja se as placas de expansão estão bem encaixadas nos slots

5) Verifique o cabo flat IDE

6) Teste a fonte

7) Verifique os jumpers da placa de CPU

8) Verifique as memórias

9) Desmonte o PC e monte-o por partes

10) Use uma placa de diagnóstico

Monitor - A ausência de POST* pode ter uma causa bastante simples, um erro gros­seiro, mas também pode ser causada por um problema bastante sério. Comece verificando se o monitor está ligado e se seus cabos estão conectados. Se possível teste o monitor em outro computador.

___________________________________________________________________________________

POST*

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O primeiro estágio de um típico POST.

POST (Power On Self Test) é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pela BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado IPL (Initial Program Loading), booting ou bootstrapping.

Alguns dos testes do POST incluem:

  1. Identifica a configuração instalada;
  2. Inicializa todos os dispositivos periféricos de apoio da placa-mãe;
  3. Inicializa a placa de vídeo;
  4. Testa memória, teclado;
  5. Carrega o sistema operacional para memória;
  6. Entrega o controle do microprocessador ao sistema operacional.

Como funciona o POST

2º Estágio de um POST.image

  1. Quando ligamos o PC um sinal elétrico percorre um caminho programado até a CPU, passando pela placa-mãe (mainboard). A CPU encontra e ativa o programa de inicialização na BIOS da ROM, o qual conduz o POST (Power ON Self Test).
  2. A CPU então ativa o programa de inicialização do sistema básico de entrada e saída (BIOS) do PC que inicia uma série de testes de verificação do sistema. O Chamado POST.
  3. A CPU, comandada pelo POST, faz um teste de si mesma e do próprio programa POST.
  4. A CPU envia sinais através do sistema de barramentos BUS, o circuito onde todos os componentes se acoplam e verifica se estão funcionando.
  5. A CPU testa então a memória da placa de vídeo e os sinais de vídeo que controlam o monitor. A BIOS da placa de vídeo passa a fazer parte da BIOS total do sistema e da configuração da memória.
  6. Em seguida testa os chips da memória RAM. São gravados dados em cada chip e depois é lido cada byte enviado. A comparação do que é enviado e gravado na RAM e o que é lido é feito para certificar que a memória funciona corretamente.
  7. A CPU verifica se o teclado está conectado corretamente. Se houver algum curto-circuito ou tecla pressionada é enviada uma mensagem de erro.
  8. O POST envia sinais até os discos através de barramentos específicos. A resposta aos sinais indica quais drives estão disponíveis.
  9. Os resultados obtidos nos testes são confrontados com os dados gravados na CMOS, que é onde ficam armazenadas as informações oficiais dos dispositivos instalados. Quaisquer modificações devem ser atualizadas na CMOS através do programa Setup.
  10. Algumas placas de expansão, como algumas controladoras de disco, contêm suas próprias BIOS, as quais são reconhecidas e passarão a fazer parte da BIOS do sistema e da configuração da memória. O boot passará para a fase de carregamento do Sistema Operacional. Ele é enviado para a memória RAM e passa a comandar as operações da máquina. Nessa fase o Sistema Operacional tem o controle do microprocessador.
  11. Além de detectar o hardware instalado, a função do POST é verificar se tudo está funcionando corretamente. Caso seja detectado algum problema em um componente vital para o funcionamento do sistema, como as memórias, processador ou placa de vídeo, o BIOS emitirá uma certa seqüência de bips sonoros, alertando sobre o problema. Problemas menores, como conflitos de endereços, problemas com o teclado, ou falhas do disco rígido serão mostrados na forma de mensagens na tela.

Bips

O código de bips varia de acordo com a marca do BIOS (Award ou AMI, por exemplo) podendo também haver pequenas mudanças de uma placa mãe para outra. Geralmente, o manual da placa mãe traz uma tabela com as seqüências de bips usadas. As instruções a seguir servem como referência:

  • bip curto – POST Normal - sistema esta ok.
  • 2 bips curtos – erro no POST – um código de erro é mostrado na tela.
  • Não emissão de bip – fonte de alimentação, sistema com problema, CPU desconectada, ou som desconectado.
  • Bip Contínuo – fonte de alimentação, sistema, ou problema no teclado.
  • Repetidos bips curtos – fonte de alimentação ou problema no sistema ou no teclado.
  • 1 longo bip, 1curto bip – sistema com problema.
  • 1 bip longo, 2 bips curtos – adaptador de vídeo com problema;
  • 3 Bips longos: Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM.
  • 4 Bips Longos: Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM.
  • 5 Bips: Erro no processador.
  • 7 Bips: Processor exception (interrupt error): o processador gera uma interrupção
  • 8 Bips: Erro na memória da placa de vídeo (display memory error).
  • 9 Bips: Erro na memória ROM (ROM checksum error).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Placa de vídeo - A placa de vídeo pode estar defeituosa ou mal conectada. Quando a placa de vídeo não funciona, não aparece imagem no monitor, e o alto falante emite beeps para indicar o erro.

Entretanto, também é possível que durante o teste da placa de vídeo reali­zado no POST, o BIOS apresente um travamento causado pela placa de vídeo de­feituosa. Desse modo, não conseguiria, portanto, informar o erro através de beeps. Verifique en­tão se a placa de vídeo está encaixada corretamente.

Depois de testar a fonte, você pode ainda experimentar colocar uma outra placa de vídeo no PC, apenas para efeito de teste. Observe que se a placa antiga estiver defeituosa, a nova placa enviará imagem ao monitor, você poderá executar um boot no modo MS-DOS, mas a placa não funcionará corretamente no Windows, pois estará sendo usado o driver de vídeo da placa original.

Conexão da fonte - Também é possível que a fonte de alimentação não esteja cor­retamente conectada na placa de CPU. Verifique se esta conexão está correta.

Placas de expansão – Quando uma placa de expansão está mal encaixada pode causar trava­mentos quando o PC é ligado. Verifique se todas elas estão corretamente encaixa­das nos seus slots. As placas devem ser aparafusadas no gabinete, caso contrário podem soltar com muita facilidade.

Nota: As conexões quando forem utilizadas devem estar isentas de qualquer tipo de impureza, principalmente quando se tratar de equipamentos ou instrumentos eletrônicos de qualquer espécie e para qualquer uso. A limpeza é de suma importância em todas as situações, pois, a sujeira pode isolar mecânica e eletricamente alguns dispositivos ou mesmo provocar mau funcionamento. É interessante também notar que as conexões, os slots ou soquetes, bem como qualquer tipo de acoplamento esteja livres de fragmentos que impeçam o exato encaixe dos dispositivos que devem ser perfeitamente acoplados. Antromsil.

Cabo flat IDE - Se o PC ficou com tela escura e inativo logo depois que você fez alguma alteração nas conexões dos dispositivos IDE, provavelmente aí está a razão do problema. Você pode ter encaixado o cabo flat IDE de forma invertida, ou na interface IDE, ou em algum dos dispositivos IDE.

Fonte - A fonte de alimentação é sempre suspeita em quase todas as anomalias que ocorrem em um PC. É preciso verificar se suas tensões estão dentro da faixa de tolerância permitida, e também se existe ripple.

image

Processador - O pro­cessador pode estar programado com clocks errados, ou pode ter sido danificado por configuração de clocks e voltagens erradas, ou pelo fato do cooler ter pa­rado ou ficado solto. Se o cooler estiver parado ou solto, é possível que isto tenha causado o superaquecimento do processador, danificando-o. Será preciso trocar o processador.

A configuração de voltagem do processador é importantíssima. Quando um pro­cessador está programado com uma voltagem errada, ou não funcionará, ou travará depois de poucos minutos, ou então poderá ficar aquecido em demasia e queimar. Em PCs que utilizam overclock (processador ope­rando com clock mais elevado que o permitido), o processador poderá ter quei­mado, ou simplesmente ter deixado de aceitar o clock elevado, devido ao desgaste. Confira, portanto, se o clock interno e o externo estão corretamente configurados.

Memórias - Falha nas memórias também pode causar este problema. Quando existe pelo menos uma quantidade mínima de memória RAM em boas condições, o POST pode funcionar, pelo menos a ponto de emitir um código de beeps para indicar que a memória está ruim. Entretanto, quando não existe memória alguma disponível, o POST não consegue operar e o processador fica paralisado. Uma memória DRAM instalada no primeiro banco, ao estar mal encaixada, com mau contato, defeituosa, ou mesmo sendo do tipo errado (tempo de acesso inadequado, mistura de FPM com EDO, por exemplo) pode causar este problema.

1 Comentário

Ron Perlim disse...

Olá!

Ligo meu micro e ele não realiza a BIOS, nem o POST e não emite nenhum bip. Apenas a luz verde fica ligada permanente.

Qual seria o problema e como solucioná-lo?

Favor enviar resposta neste e-mail: ronperlim@bol.com.br

Postar um comentário